(11) 5522-4655

vendas@indflow.com.br

(11) 93457-8989

O que é um medidor de vazão tipo rotâmetro?

Introdução

Rotâmetro é um medidor de vazão de área variável cuja função é a medição da vazão volumétrica em um tubo fechado.
Trata-se de um modelo de medidor que ocupa um significativo espaço no mercado de medidores de vazão por ser de simples aplicação, manutenção e baixo custo.

O medidor de vazão tipo rotâmetro foi inventado e patenteado por Karl Kueppers em 1908 na Alemanha.

O princípio de funcionamento do rotâmetro é simples: o líquido entra pela parte inferior do medidor que para seguir o fluxo natural eleva o flutuador obstruindo a passagem do fluido; o flutuador eleva-se até o ponto em que a força de empuxo para cima é a mesma da força peso para baixo, isto é, o flutuador estabiliza-se no ponto de equilíbrio da vazão ascendente e da força peso para baixo.

Detalhes rotâmetro
Características medidor de vazão tipo rotâmetro

O rotâmetro é utilizado para medição de líquidos e gases em tubulações. Por ter a possibilidade de ser fabricado em diversos tipos de materiais, podemos utilizá-lo na medição de diversos fluidos nos mais variados processos. De baixo custo, é muito utilizado para visualização rápida e simples da vazão volumétrica em todos os pontos de interesse da linha. Por ser fabricado individualmente pode ter a escala configurada de acordo com a necessidade do utilizador, podendo ser solicitada uma faixa de vazão específica em um ponto de pressão e temperatura determinado, tanto para líquidos quanto para gases.